SENIOR é convidada para participação no Votorantim Hub sobre inovação e sustentabilidade empresarial

21 de maio de 2019 - 4 minutes read

empresa inova com evento de sustentabilidade empresarialNos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo, a SENIOR teve o orgulho de participar do Votorantim Hub, evento com foco em inovação tecnológica promovido pelos nossos clientes do grupo Votorantim, reunindo todas as empresas do grupo, como a Nexa, a Votorantim Cimentos, a Companhia Brasileira de Alumínio e a Votorantim Energia.

Sob o guarda-chuva da Votorantim S.A., essas companhias trabalham com produção de cimento, energia e muitos outros setores. O encontro mostrou como cada empresa do grupo tem trabalhado o tema da tecnologia e sustentabilidade para criar um futuro desejado. Elas responderam à seguinte pergunta: “Qual o futuro que desejamos estar e ajudar a construir?”. As empresas mostravam suas iniciativas em estandes individuais e participavam, em conjunto com convidados como a SENIOR, de um ciclo de palestras realizado em uma grande arena central.

A SENIOR pôde aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos em economia sustentável em diversas palestras sobre energia, inovação, automação e muito mais.

Um exemplo foram as palestras de Rodrigo Gomes, gerente geral de inovação da Nexa, que apresentou vários projetos da mineradora rumo à operação mais produtiva e sustentável. As inovações de sustentabilidade ambiental propostas incluíam a redução de 30% de emissões de gases que geram o efeito estufa na planta de Três Marias com o uso de biomassa na geração de vapor, a geração de energia solar com uso de equipamento flutuantes nas barragens e a economia circular de Paracatu (MG) com resíduo zero.

Além disso, destacaram-se questões sobre a Indústria 4.0, inteligência artificial e automatização de equipamentos fabris.

A SENIOR se relaciona fortemente com alguns desses assuntos devido à sua ligação com serviços para a geração de energia solar fotovoltaica, por exemplo. Como mencionado por Gomes, a energia solar pode ser usada em mineração. É possível obter uma significativa redução de custos com energia elétrica mediante a utilização desta tecnologia, e a SENIOR oferece trabalhos que englobam desde diagnósticos de viabilidade técnica e econômica EVTE, passando pela definição do montante de energia a ser gerada até o projeto de instalação.

Outro assunto de familiaridade pela SENIOR é a geração de energia elétrica através do Biogás, como feito em Três Marias pela Nexa. A fermentação de resíduos sólidos urbanos pode gerar uma mistura de gases para utilização em combustível de alimentação de motores a combustão, evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para a viabilização de um empreendimento como este, é necessário obter autorizações, registros e aprovações técnicas de diferentes órgãos, como a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, o CCEE – Câmara de Comercialização de Energia elétrica e outros.

Agradecemos pela oportunidade de participação do evento e pelos aprendizados adquiridos com as palestras do grupo Votorantim. Que a empresa cresça cada vez mais com as inovações.

ENTRE EM CONTATO