Risco de descargas atmosféricas na mineração

26 de junho de 2019 - 3 minutes read

Quanto Vale uma Vida?

A ocorrência de raios é letal, além de resultar em indenizações, interdições e danos de imagem entre outros. Pessoas trabalhando em áreas abertas são alvo permanente das descargas atmosféricas. O BRASIL é o campeão mundial em incidência de queda de raios: por ano, as estatísticas apontam cerca de 130 mortes e mais de 200 feridos. A cada 50 mortes no mundo por queda de raios uma delas é no BRASIL. Além disso, prejuízos gerados por descargas atmosféricas ultrapassam 1 bilhão de reais anualmente.

Dado esse cenário, é necessário pensar em soluções que ajudem a diminuir essas estatísticas e reduzir os acidentes com raios no setor de mineração.

A SENIOR comercializa no Brasil um equipamento chamado AT Storm, produzido em atendimento à European Standard (Norma Europeia EN 50536 Protection Against Lightning – Thunderstorm Warning Systems), que tem como função detectar antecipadamente a queda de descargas atmosféricas (raios) a partir da medição do campo elétrico ambiental, equipamento totalmente eletrônico, sem partes móveis, inovador e de grande confiabilidade.sistema de proteção contra descargas atmosféricas

No Brasil, as minerações têm alto índice de queda de raios. No caso de equipes que trabalham alocadas em áreas abertas nas minas existe um risco permanente de acidentes, considerando a possibilidade de descargas atmosféricas.

  • quando o equipamento mede um valor considerado elevado de campo elétrico, é emitido um alerta avisando que existe grande possibilidade da ocorrência de descargas atmosféricas naquela região. Este sinal de alarme é antecipado e dispara cerca de 5 a 20 minutos antes da ocorrência prevista para a queda do raio.
  • com este alerta é possível comunicar os profissionais presentes em ambientes abertos quanto ao risco e orientá-los para que tomem as devidas medidas de segurança (se necessário suspender as atividades e se abrigarem em locais seguros em áreas previamente planejadas para abrigo).
  • o equipamento mostra a atenuação do campo elétrico, sinalizando o final de uma tormenta permitindo assim que seu operador informe as equipes que é possível voltar ao trabalho em segurança.

 

Vantagens Adicionais

  • Redução do risco através de uma informação segura;
  • Pode gerar estatísticas de incidência de raios naquela região;
  • Paradas apenas em momentos de real necessidade;
  • Mais segurança no planejamento de explosões;

 

No Caso de um Indesejável Acidente, as Conseqüências São Graves e Imediatas:

  • Perda de vidas humanas;
  • Processos indenizatórios a serem suportados pela empresa;
  • Sérios danos na imagem da empresa;
  • Repercussão negativa na sociedade e na mídia em geral;

 

Previna-se

A SENIOR apresenta o compromisso em desenvolver atividades éticas em conjunto com sua reconhecida competência técnica.

 

ENTRE EM CONTATO