PIONEIRISMO DA SENIOR EM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A ENGENHARIA ELÉTRICA

2 de Março de 2018 - 4 minutes read

artigo científico com inovações tecnológicasA SENIOR Engenharia foi fundada por profissionais que já possuíam ampla experiência em consultoria técnica e execução de grandes projetos elétricos industriais, na elaboração de projetos especiais de aterramento, proteção contra descargas atmosféricas, interferências eletromagnéticas, proteção de sistema elétrico de potência e industrial, e praticamente todas as disciplinas associadas à engenharia elétrica.

Além de executar os estudos e elaborar os projetos de engenharia, a SENIOR sempre primou por promover treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial de profissionais que trabalham em instalações elétricas, bem como por escrever artigos sobre as inovações tecnológicas que impactam a engenharia elétrica, procurando informar à comunidade deste segmento.

Dentro desta perspectiva, será publicada em nosso site a “SÉRIE INOVAÇÕES DA SENIOR ENGENHARIA”, procurando mostrar os assuntos em que a SENIOR anteviu tecnologias de energia elétrica que se tornariam em realidade, e para as quais foram publicados artigos informativos.

O primeiro artigo que será divulgado foi feito com a finalidade de encontrar formas de redução do tempo de operação das proteções de sobrecorrente durante curtos circuitos. O texto trouxe noções inovadoras, como a introdução do conceito atual de seletividade lógica, ainda no tempo de uso de relés eletromecânicos. Ele foi publicado na Revista Eletricidade Moderna em Março 1987, e seu título original era:

Como reduzir os tempos dos relés de sobrecorrente. 

O assunto ainda é relevante nos dias atuais, sendo importante para os seguintes fatores:

  • Redução do ATPV da roupa anti chama, ou, mais corretamente, roupa resistente às chamas.
  • Redução dos efeitos de arco elétrico.
  • Redução dos efeitos de curto circuito nos sistemas elétricos.
  • Melhoria da estabilidade dos geradores, em sistemas de cogeração de energia.

Já os segundo e terceiro artigos a serem divulgados tinham como objetivo original incrementar a segurança pessoal e criar a possibilidade de operação dos sistemas elétricos industriais de baixa tensão com uma falta à terra, sem desligamento do sistema elétrico. Os artigos foram responsáveis pela introdução do resistor de alto valor ôhmico (RAVO) no neutro dos sistemas elétricos industriais de baixa tensão. Publicados na revista Revista Eletricidade Moderna, em julho de 1989 e dezembro de 1992, respectivamente, seus títulos originais eram:

  1. Aterramento do neutro com resistor de alto valor
  2. Menos paralisações e mais segurança pessoal nos sistemas de BT.

Atualmente, a relevância do artigo se mantém, garantindo as seguintes facilidades para o setor elétrico:

  • Elimina o arco elétrico durante curtos fase-terra.
  • Evita ferimentos, queimaduras e mortes, devidas ao arco elétrico.
  • Evita a destruição dos conjuntos de manobra de baixa tensão por faltas fase-terra com arco.
  • Evita a evolução da falta fase-terra para faltas entre fases.
  • Contribui para redução do nível de ATPV, das roupas resistentes a chamas.
  • Possibilita a operação dos sistemas de baixa tensão industriais com uma falta fase terra, por período de tempo suficiente para planejamento da manutenção corretiva.
  • Auxilia na identificação do local da falta-fase terra.
  • Evita as sobretensões transitórias durante faltas à terra.

O objetivo da SENIOR Engenharia ao realizar muitas pesquisas em suas áreas de atuação é confeccionar trabalhos com qualidade e eficácia. Saiba mais sobre os estudos técnicos disponíveis no portfólio da empresa, ou

ENTRE EM CONTATO