Participação na CINASE – RJ – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas AT-Storm

20 de novembro de 2018 - 4 minutes read

cinase rio de janeiro

Mais um CINASE foi concluído com sucesso. A CINASE – IX CIRCUITO NACIONAL DO SETOR ELÉTRICO tem rodado várias cidades brasileiras com palestras e stands de diversos profissionais e empresas do setor elétrico, dentre engenheiros, técnicos e tecnólogos do Brasil, além de patrocinadores.

A última edição foi no Rio de Janeiro. Alguns dos temas abordados foram Carregadores de veículos elétricos; Conjuntos de medição; Condutores; Os impactos da NBR IEC 61439-1: Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão; Normas, testes e certificados de painéis; Sistemas de montagem conforme a IEC 61439:1; NBR 5419:2015 e proteção em áreas abertas; Proteção de áreas abertas com detecção de raios segundo a norma internacional IEC 62793; e Segurança do trabalho, segundo as NR´s.

A SENIOR fez uma apresentação junto com seu parceiro Aplicaciones Tecnologicas, através dos representantes Alex Muzzi, Diretor Comercial da SENIOR, e Manuel António Rodrigues, Diretor Delegado da Aplicaciones. O tema da palestra foi Sistema inteligente para prevenção local de risco de queda de raio.

proteção contra descargas atmosféricas

sistema de proteção contra descargas atmosféricas - spda

Levantou-se uma discussão a respeito da detecção precoce do risco da queda de raio em áreas a serem protegidas, além de como dar início às ações preventivas, para que, por fim, seja possível detectar efetivamente a suspensão do risco de raio para a finalização das ações preventivas.

Os engenheiros deram dicas sobre o momento exato a se usar cada tipo de detetor em uma tempestade. Eles são classificados em função das fases da tempestade e dos tipos de descargas elétricas que podem medir. O equipamento de Classe 1  AT-Storm, produzido pela Aplicaciones Tecnologicas e vendido pela SENIOR, tem o diferencial de servir para a detecção em todas as fases de uma tempestade, da fase inicial até a fase de dissipação.

descargas elétricas

A Aplicaciones Tecnológicas entrou em detalhes sobre o sistema do AT-Storm, comentando seus atributos: o Sistema de Sensor redundante, o Sistema de múltipla Detecção, o Sistema de Comunicações, o Sistema de Aquisição e Processamento de Dados e os Serviços de Alerta. Sua composição, portanto, envolve o Sensor Campo Eletrostático, de alerta antecipado, e o Sensor Eletromagnético, detetor em um raio de 40km.

A SENIOR ainda apontou algumas referências de setores que precisam do uso de proteção contra descargas atmosféricas (PDA), como na área da logística, em que se realiza o projeto de portos, oficinas, estações e terminais, para a proteção de pessoas em trabalho a céu aberto; na área de energia, para indicadores coletivos de continuidade – DEC/FEC; na mineração, também para a proteção de pessoas em trabalho a céu aberto; e em outros.

A CINASE disponibilizou o arquivo da apresentação de slides utilizadas, que você pode conferir aqui.

ENTRE EM CONTATO