Participação da SENIOR na SIPATMIN 2018 – EVOLUÇÃO DAS PROTEÇÕES CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM AMBIENTES ABERTOS

14 de novembro de 2018 - 3 minutes read

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada, que se utiliza das mais recentes tecnologias para realizar as atividades de mineração, processamento, transporte e comercialização de diamantes, metais preciosos, cobre e outros. Aqui no Brasil, a companhia tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entre os dias 29 e 01 de Outubro e Novembro, a Anglo realizou o evento SIPATMIN 2018 – Somos todos líderes em segurança!, que levantou discussões sobre segurança, sustentabilidade, saúde e tecnologia. Diversos nomes importantes do setor industrial participaram com stands e atividades sobre primeiros socorros, manuseio de produtos químicos, comportamentos e atitudes, automotivação, inovação e muitas mais. No dia 29, o evento foi dedicado ao Dia Mundial da Segurança (Safety Day), assunto essencial que tem sido o foco de trabalho da SENIOR ao longo dos anos. Tem-se analisado as diversas formas de garantir a segurança e saúde em atividades fabris, quando se pensa nas instalações e serviços em eletricidade, a natureza inflamável de algumas instalações, as exigências para os ensaios e testes periódicos a serem efetuados nos trabalhos elétricos e aterramento e SPDA, para uma correta avaliação do sistema de aterramento, evitando falhas em equipamentos e acidentes pessoais.

palestra sobre descarga elétrica atmosférica

A SENIOR teve o prazer de participar com uma palestra intitulada EVOLUÇÃO DAS PROTEÇÕES CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM AMBIENTES ABERTOS ministrada por nosso engenheiro e professor Paulo Costa no dia 30 de Outubro, com duração de 1h e 15min.

A importância da proteção contra descarga elétrica atmosférica se baseia em suas severas consequências, tais quais:

  • mortes, ferimentos e lesões,
  • incêndios em florestas, campos e prédios,
  • destruição de estruturas e árvores,
  • colapso na rede de energia elétrica,
  • acidentes na aviação, embarcações marítimas, plataformas marítimas de petróleo e nos depósitos de combustíveis,
  • queima de equipamentos eletrônicos.

Estima-se que atualmente, haja 57,8 milhões de raios por ano e 130 mortes, além de 500 feridos. 85% dos acidentes ocorrem em zonas abertas.

evento sobre sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Para a prevenção, é imprescindível, na maioria dos casos, a utilização de SPDA (tecnologia indicada nas normas técnicas). Existe também a possibilidade de prevenção, feita através de dois processos: monitoramento remoto, feito à distância, e monitoramento no próprio local. Antes da primeira descarga, a separação das cargas pode ser detetada ao nível do solo, usando dispositivos de medição de campo elétrico. A SENIOR tem sido referência tanto em SPDA quanto na detecção preventiva.

 

Caso queira saber mais, não deixe de nos contactar:

 

ENTRE EM CONTATO

 

Tags: ,