Estudos de Engenharia Elétrica com foco na melhoria do desempenho de uma Subestação de Energia 138 KV

4 de dezembro de 2017 - 4 minutes read

1 – Considerações técnicas pertinentes ao assunto em abordagem

As subestações elétricas são de extrema importância no sistema produtivo, sendo que diversos aspectos contribuem para a garantia de seus desempenhos.

No presente caso, aconteceu uma série de falhas em uma Subestação ao tempo, no nível de 138kV, a exemplo de centenas de outras existentes no país. As falhas geraram prejuízos na casa de dezenas de milhares de dólares, provocados pela parada prolongada de toda a planta de produção.

Os seguintes danos aconteceram repetidamente no local: irregularidades em transformadores de força principais e seus resistores de aterramento, explosão de cubículo e queimas de transformadores de potencial.
 
 

2 – Atividades desenvolvidas

Tendo como objetivo promover a melhoria no desempenho da mencionada Subestação de Energia Elétrica de 138 kV, a SENIOR Engenharia analisou o sistema elétrico no qual ela estava inserida, em atendimento a um contrato de prestação de serviços firmado com um dos seus clientes. Para tal, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Estudo para a solução da queima sistemática dos transformadores de força principais;
  • Estudo para solução da queima sistemática dos resistores de aterramento;
  • Estudo para melhoria do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e aterramento elétrico em geral;
  • Avaliação da viabilidade de instalação de um circuito by-pass, como melhoria operacional do disjuntor de entrada em 138 KV;
  • Dimensionamento e especificação dos equipamentos de pátio requeridos nas soluções recomendadas.

3 – Impactos para o cliente atendido (resultados / ganhos identificados)

Uma vez concluídos os trabalhos, com a identificação das causas que geravam a queima de equipamentos e a implantação das soluções propostas, foram agregados os seguintes resultados:

  • Melhoria no desempenho operacional do sistema elétrico, evitando-se as queimas recorrentes de equipamentos, e a consequente paralização da produção.
  • Redução dos desligamentos ocasionados pela ocorrência das descargas atmosféricas;
  • Incremento nos níveis de segurança pessoal.

4 – Conclusões

Os ganhos e resultados acima descritos, confirmam a necessidade de que os usuários dos sistemas elétricos sempre se mantenham atentos às reais necessidades de suas instalações, para o que podem contar com a experiência de quase trinta anos acumulada pela SENIOR Engenharia.

Qualquer que seja o escopo do serviço técnico contratado (consultoria, projeto, instalação, vistoria ou inspeção) é necessário que o mesmo seja desenvolvido e acompanhado por profissionais com suficiente grau de entendimento e atendimento às recomendações das Normas Técnicas e Regulamentadoras (NR’s), de forma que sejam garantidas as expectativas da contratação e ainda a satisfação do contratante.

A SENIOR Engenharia oferece aos seus clientes serviços de consultoria, análises de risco, projetos, acompanhamento das instalações, com medições e inspeções, para o que reúne em seu corpo técnico profissionais com experiência e qualificação, o que garante a performance do escopo contratado.
Além disto, apresenta um portfólio capacitado ao atendimento às Normas Técnicas e de segurança do trabalho requeridos.

 

ENTRE EM CONTATO

 

Tags: , , , , ,