ESTANCAMENTO DE VAZAMENTO DE ÓLEO EM TRANSFORMADORES ELÉTRICOS DE POTÊNCIA NO LOCAL DE SUA INSTALAÇÃO

1 de Março de 2018 - 4 minutes read

transformador de força a óleo

 

Os transformadores elétricos de potência são ativos de grande importância na operação dos sistemas elétricos, sejam das concessionárias ou das indústrias. Estes equipamentos agregam um alto valor comercial e registram um elevado prazo de fabricação (da ordem de 10 meses a um ano), dependendo da sua potência e nível de tensão.

Sua paralisação significa, em muitos casos, restrições operacionais com perdas e até mesmo interrupção da produção.

vazamento em transformador de energia

 

A constituição de um transformador de potência inclui basicamente uma carcaça (ou tanque metálico) com radiadores e um núcleo de ferro silício no qual são enroladas as bobinas com fios de cobre ou alumínio isoladas através de papel especial. Todo este conjunto opera imerso em óleo isolante mineral ou vegetal, o qual isola os elementos da carcaça metálica de sustentação, ao mesmo tempo em que contribui ativamente para o sistema de refrigeração durante a sua operação. Existem transformadores a seco, sem óleo, porém de aplicação ainda restrita, principalmente em altas tensões e grandes potencias, nas quais não são fabricados.

Devido em parte à vibração normal dos seus núcleos, causada pelo campo magnético alternado de trabalho, uma das formas que levam à falha dos transformadores é o vazamento de óleo na carcaça metálica. Estas falhas são provocadas por soldas nas junções das chapas, além de outras causas a exemplo da corrosão. Os vazamentos podem demandar a paralisação do transformador e ainda possibilitam a contaminação ambiental, resultando em sérios prejuízos.

vazamento em transformadores de potência

Além destes inconvenientes, podem ser mencionadas as seguintes atividades usualmente requeridas para a eliminação do vazamento:

  1. A retirada do óleo do transformador, a fim de que as chapas possam ser reparadas;
  2. Armazenamento do óleo em tambores;
  3. Desmontagem de partes do transformador para transporte;
  4. Colocação das partes em veículos especiais (em alguns casos, do tipo prancha);
  5. Transporte especial, algumas vezes com batedores;vazamento em transformador elétrico
  6. Reparo em fábrica ou oficina especializada;
  7. Retorno do transformador ao local de sua reinstalação;
  8. Retirada do transformador do veículo de transporte e instalação na sua base;
  9. Remontagem das partes do transformador;
  10. Filtragem do óleo e reinserção no transformador;

Verifica-se, pois, que as atividades para reparo de vazamentos de óleo em transformadores elétricos de potência são complexas, de logística cara, com prazos de execução elevados, contabilizadas ainda as perdas produtivas e restrições operacionais pela indisponibilidade do ativo.

Como forma de eliminar estes inconvenientes, a SENIOR se apresenta capacitada a implementar o estancamento local deste modo de falha, utilizando-se de tecnologia para cessar o vazamento com o equipamento em operação, dependendo do local onde a falha ocorreu. Vazamentos ocorridos em locais próximos ao circuito energizado, que possam comprometer a segurança pessoal, exigem o desligamento do transformador, ainda assim minimizando, em muito, as atividades de reparo. O produto utilizado se trata de uma tecnologia inovadora, sendo que a vida útil do equipamento pós-reparo é elevada.

ENTRE EM CONTATO