Engenharia industrial: elaboração de estudos sistêmicos para sistema elétrico

11 de junho de 2018 - 4 minutes read

A SENIOR prestou serviços de para um grande conglomerado mundial de empresas nas áreas de mineração e siderurgia, elaborando estudos com a finalidade de garantir a operacionalidade do sistema elétrico de uma nova indústria. Dentre os serviços foram realizados estudos de curto circuito, analisador de energia elétrica e fluxo de harmônicos.

estudos de engenharia elétrica em instalações elétricas industriais

Sobre o cliente

O conglomerado em questão é formado por grandes empresas mundiais nas áreas de mineração em minério de ferro e siderurgia. Voltada para a produção de produtos laminados, sendo uma indústria moderna, com tecnologia limpa e de ponta.

A demanda surgiu da nova planta industrial em uma das regiões fabris da companhia. O projeto havia sido feito internamente na empresa, com mão-de-obra proveniente dos seus países de formação. Contudo, para colocar a planta em funcionamento, era preciso realizar um estudo geral de possíveis pendências para a operacionalidade da planta. Em razão de já haver trabalhado com a SENIOR em demandas anteriores, a organização decidiu-se por contratá-la para a resolução dos impedimentos no projeto.

Uma concepção inadequada do sistema de proteção elétrica fatalmente iria se transformar em uma inesgotável fonte de problemas para a correta operacionalidade das instalações industriais, com uma possível perda de ativos, além da ocorrência de acidentes, entre outros. Daí, tornou-se essencial que os sistemas fossem adequadamente concebidos, testados e implantados, em atendimento às melhores práticas e conhecimento das suas reais necessidades.

 

Sobre a performance da SENIOR

A SENIOR prestou serviços de engenharia elétrica com a finalidade de elaborar estudos diversos para o sistema elétrico de seu cliente, a fim de encontrar possíveis irregularidades. No total, foram efetuadas as seguintes tarefas:

  1. Levantamento de dados em campo;
  2. Estudo de fluxo de potência e correção de reativos;
  3. Estudo de fluxo de harmônicos nas barras interna;
  4. Análise da adequação dos ajustes das proteções
  5. Analise da qualidade de energia
  6. Estudo de estabilidade dos TGs e motores síncronos dos sopradores;
  7. Estudo de Curto Circuito
  8. Análise dos Estudos e Coordenação e Seletividade;
  9. Estudo de vulnerabilidade do sistema elétrico (fontes e alimentadores);
  10. Estudo de segurança do sistema de aterramento elétrico (interligação de malhas);
  11. Estudo de adequação do aterramento do neutro;
  12. Treinamentos utilizando o software PTW
  13. Relatório Final

É de se ressaltar que tratou-se de um sistema de elevado porte, demandando um grande planejamento dos trabalhos para que as medidas pudessem ser tomadas com organização. Por sorte, o engajamento da equipe do cliente foi de grande importância nesta difícil tarefa, fornecendo informações precisas e retornos rápidos, para que os serviços puderam cumprir os prazos estipulados.

Resultados alcançados

Com os muitos estudos realizados pela SENIOR e o laudo técnico das instalações elétricas, a empresa poderá adotar uma série de medidas para minimizar as paralisações no processo produtivo, impedindo a recorrência de falhas em equipamentos elétricos, reduzindo o tempo de desligamento não necessário e garantir a segurança do trabalho. Enfim, será possível assegurar uma maior confiabilidade no desempenho operacional dos sistemas elétricos. O cliente demonstrou sua satisfação com o serviço realizado e continua em contato com a SENIOR para possíveis novas demandas.

 

ENTRE EM CONTATO