DISPOSITIVO DE PARTIDA DIRETA DE GRANDES MÁQUINAS ELÉTRICAS OPERANDO A GRANDES DISTÂNCIAS

23 de abril de 2018 - 3 minutes read

A empresa CSN buscou a SENIOR para resolver o desafio de dar partida direta em suas máquinas das minas de ferro a céu aberto a grandes distâncias dos centros de cargas. Através de estudos técnicos para a construção de um dispositivo de partida atuando via capacitores série, adquiriu-se uma maior flexibilidade nas mudanças das frentes de lavra, produtividade e redução de riscos.

SENIOR como fornecedor de equipamentos industriais

1 – Importância Geral do Equipamento

A CSN – Mineração Casa de Pedra, com instalações no Município de Congonhas–MG, deparou-se com o desafio surgido pela necessidade de dar partida direta nas máquinas operando na sua mina de ferro a céu aberto (open pit mining) a grandes distâncias dos centros de cargas.

O desafio foi tornar possível a partida direta dos motores de indução das suas escavadeiras elétricas de grande porte e de última geração, nas quais os entraves foram impostos por conta da elevada queda de tensão provocada pelas impedâncias do sistema elétrico.

2 – Descrição da Solução Adotada

A solução tradicional até então adotada era a construção de subestação elétrica abaixadora o mais próximo possível do local da lavra, exigindo investimentos nas instalações (redes aéreas, equipamentos, malhas de aterramento, mão-de obra, entre outros). Adicionalmente, é de se considerar que estas instalações devem ser realocadas frequentemente, com o avanço das frentes de lavra.

Avaliada a relação custo/benefício a partir de uma nova solução técnica, profissionais da CSN e da SENIOR Engenharia se uniram e se empenharam em estudos técnicos que resultaram no projeto e na construção de dispositivos de partida atuando via capacitores série. Estes dispositivos foram providos pela SENIOR como fornecedora de equipamentos industriais, e hoje se integram às rotinas operacionais da mineradora, com resultados que atingiram às expectativas esperadas.

3 – Impacto para a CSN

A flexibilidade nas mudanças das frentes de lavra (com reflexos positivos no plano de lavra) e os ganhos com a produtividade (menores tempos nas logísticas operacionais e menores gastos nas instalações auxiliares) associados à possibilidade de se reduzirem os riscos de acidentes pessoais, por si só, foram suficientes para viabilizar o investimento efetuado.

4 – Conclusão

O dispositivo em questão se aplica a partidas diretas de qualquer motor de indução ou síncrono, devendo ser apenas ser adaptado para as condições da rede local de alimentação elétrica. Trata-se de uma solução simples, operacional e com uma favorável relação custo/benefício. A SENIOR possui um vasto portfólio de equipamentos elétricos com as mais diversas soluções para máquinas e equipamentos industriais.

ENTRE EM CONTATO

Tags: , , ,