Correção do fator de potência para contingenciamento de gastos em planta industrial

2 de julho de 2019 - 2 minutes read

instalações elétricas industriais

A SENIOR desenvolveu ações emergenciais para contingenciamento de gastos com faturamentos excedentes em uma planta mineral de Goiás de uma grande indústria. Os pagamentos deveram-se ao baixo fator de potência de um gerador.

Sobre o cliente

A indústria atua no ramo da mineração, trabalhando com minerais essenciais no aumento da agricultura brasileira e no progresso da indústria global. A fábrica tem uma especial atenção à questão da sustentabilidade, através da sinergia entre os ativos, a excelência operacional, a inovação e a qualidade.

Recentemente, a companhia teve uma demanda num turbo gerador de uma planta mineral. O fator de potência, que calcula o trabalho realmente realizado pelo equipamento, estava abaixo do esperado, aumentando os gastos da companhia por conta da má utilização de energia.

Como a SENIOR ajudou

A fim de combater esta questão e honrar o compromisso do cliente com a excelência operacional, ele contratou a SENIOR para o desenvolvimento de estudos emergenciais de reativos e harmônicos. Foram feitas medições e simulações em conjunto com o fabricante do gerador. Ações simples foram implantadas nos controles do turbo gerador, trazendo excelentes resultados.

Resultados alcançados

Desta forma, houve a eliminação de faturamentos excedentes pelo baixo fator de potência. Esta adequação está implantada há mais de 6 meses e o cliente encontra-se satisfeito com o bom funcionamento da planta.

 

ENTRE EM CONTATO