A importância da Medição de Campo Eletromagnético

15 de janeiro de 2018 - 2 minutes read

 

No Brasil, existem limites impostos aos campos elétricos e magnéticos em instalações de geração, transmissão e distribuição de energia. Trata-se de uma exigência da Organização Mundial de Saúde – OMS à exposição humana.

Para estabelecer esses limites no país, foi dada competência à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, para regulamentar e fiscalizar o atendimento às recomendações da Lei Federal nº 11.934, 05 de maio de 2009.

 

Através da Resolução Normativa nº 398/2010 (alterada através da 616/2014), a ANEEL regulamentou a Lei Federal em questão e elegeu como seus principais aspectos:

  • Definição dos níveis de exposição aos campos elétricos e magnéticos operando nas frequências de 0Hz, 50Hz e 60Hz.
  • Recomendação para que seja elaborada uma memória de cálculo ou medição dos campos elétricos e magnéticos variantes no tempo, nos conformes das frequências regulamentadas operando nas instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • Recomendação para que, caso os valores encontrados sejam superiores àqueles estabelecidos, seja preparado e apresentado à ANEEL um Relatório de Conformidade.

 

Com base na experiência acumulada ao longo de duas décadas dedicadas aos serviços relacionados com a engenharia elétrica, a SENIOR está capacitada a prestar aos seus clientes toda consultoria em atendimento às exigências legais e recomendações da ANEEL com foco nos sistemas de energia elétrica (Lt’s e SE’s):

  • Elaboração de memórias de cálculos de campos elétricos e magnéticos;
  • Execução de medições de campos elétricos e magnéticos nos sistemas de energia elétricos.
  • Elaboração de relatórios de conformidade nos termos das exigências da ANEEL.

 

ENTRE EM CONTATO

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,